Tecnologia do Blogger.
RSS

Energia e Trabalho I

Olá caros alunos... Hoje nosso post será dedicado a entender um pouco melhor o que significa energia e trabalho :) E como eles estão ligados :)

Comecemos primeiro pela energia... O que é energia?


Mas o que é Trabalho? É uma grandeza física que usamos para medir a energia... Redundante não? Mas trataremos de trabalho mais profundamente no próximo post.

É muito difícil definir energia... Muitos dizem que nenhum físico soube defini-la com exatidão: Richard Feynman, um dos maiores físicos contemporâneos e ganhador do Prêmio Nobel de 1965, afirmava que os físicos não sabem o que é a energia.

De qualquer forma, embora seja difícil definir energia, saber o que ela é,sabemos muito sobre ela. Conhecemos suas formas e transformações, sabemos como se conserva, embora mude de forma e, sobretudo, sabemos medi-la em função de seus efeitos.


Seja como for, todas as formas de energia podem ser resumidas em duas:  potencial e cinética e todas as transformações de energia são, essencialmente, transformações de energia cinética em potencial e vice-versa.

A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa e está intimimamente ligada a a força da gravidade.

A energia cinética é a energia que está relacionada com o movimento do corpo.

Vejamos estas figuras:


Quando se tem altura, tem a energia potencial e quando se tem o movimento ela se transforma em energia cinética...

No próximo post iremos resolver exercícios envolvendo  questões de energia potencial e energia cinética para entendermos melhor quando são aplicadas e veremos as fórmulas para se calcular cada uma :)

Também começaremos a falar mais detalhadamente do Trabalho, você vai perder?

Te espero aqui :)
Camille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...